Produtos CONHEÇA NOSSA LINHA DE PRODUTOS

topo

Postado em 29 de Julho às 09h15

O que é a curva ABC de Vendas?

Comercial (11)Gestão (13)
  • Zanetti Comercial Atacadista -

A curva ABC de vendas nada mais é do que uma ferramenta de classificação.

Ela tem sua fórmula no chamado Princípio de Pareto ou Regra 80/20.
Vilfredo Pareto foi o responsável pelo estudo científico no século XIX que constatou que 80% de toda a riqueza produzida na Itália vinha de 20% da população. Partindo desse pressuposto, muitos outros estudos também mostraram que os resultados das empresas, acabam seguindo a esse princípio e então ele estabeleceu-se na gestão de várias faces dos negócios, incluindo as vendas.

Como forma de classificar e agrupar produtos e clientes de acordo com a participação e o potencial desses nos resultados de uma empresa, surge então a curva ABC.

Ou seja, na categoria A os clientes correspondem a 80% do faturamento de uma empresa e representam 20% da carteira de clientes. Na categoria B, os clientes correspondem a 15% do faturamento e a 30% da base de clientes. E na categoria C, os clientes representam 5% do faturamento e correspondem a 50% da clientela.

A curva ABC também pode ser utilizada para estabelecer os produtos mais vendidos. A lógica é a mesma.


Para que serve a curva ABC de vendas?

Essa classificação de clientes e produtos é uma ferramenta utilizada para orientar as estratégias comerciais de uma empresa.

Ao identificar produtos e clientes que correspondem a maior parcela da receita gerada pela empresa, ela pode direcionar os recursos e esforços com mais assertividade.

Essa ferramenta também pode ser utilizada para fazer com que seus produtos e clientes B e C passem para o próximo nível da curva.

Excelentes resultados para o negócio podem ser alcançados com a utilização de estratégias e na priorização dos melhores clientes, produtos ou serviços. 

• Texto: Jhonatan Costa

Veja também

Ser Imediatista15/05/19 Velocidade é importante, mas a direção faz toda a diferença. Devido ao nível absurdo de informações que recebemos instantaneamente todos os dias, confundimos ao extremo: receber informações na hora x com ter resultados na hora.  Sem direcionamento, você poderá poderá ser a pessoa mais informada da face da terra,......
O impacto da inovação nos negócios07/04 Primeiramente é preciso esclarecer que inovação e criatividade não são a mesma coisa. Criatividade está diretamente ligada ao pensamento. A inovação, ao contrário, leva a ação.......
O impacto da Transformação Digital nos negócios05/05 Usar a tecnologia para atingir a melhora do desempenho, aumentar o alcance e garantir melhor resultados nos negócios é processo que define a transformação digital. E isto é uma mudança radical na estrutura das......

Voltar para BLOG