Produtos CONHEÇA NOSSA LINHA DE PRODUTOS

topo

Postado em 29 de Julho de 2020 às 09h15

O que é a curva ABC de Vendas?

Comercial (11)Gestão (14)
  • Zanetti Comercial Atacadista -

A curva ABC de vendas nada mais é do que uma ferramenta de classificação.

Ela tem sua fórmula no chamado Princípio de Pareto ou Regra 80/20.
Vilfredo Pareto foi o responsável pelo estudo científico no século XIX que constatou que 80% de toda a riqueza produzida na Itália vinha de 20% da população. Partindo desse pressuposto, muitos outros estudos também mostraram que os resultados das empresas, acabam seguindo a esse princípio e então ele estabeleceu-se na gestão de várias faces dos negócios, incluindo as vendas.

Como forma de classificar e agrupar produtos e clientes de acordo com a participação e o potencial desses nos resultados de uma empresa, surge então a curva ABC.

Ou seja, na categoria A os clientes correspondem a 80% do faturamento de uma empresa e representam 20% da carteira de clientes. Na categoria B, os clientes correspondem a 15% do faturamento e a 30% da base de clientes. E na categoria C, os clientes representam 5% do faturamento e correspondem a 50% da clientela.

A curva ABC também pode ser utilizada para estabelecer os produtos mais vendidos. A lógica é a mesma.


Para que serve a curva ABC de vendas?

Essa classificação de clientes e produtos é uma ferramenta utilizada para orientar as estratégias comerciais de uma empresa.

Ao identificar produtos e clientes que correspondem a maior parcela da receita gerada pela empresa, ela pode direcionar os recursos e esforços com mais assertividade.

Essa ferramenta também pode ser utilizada para fazer com que seus produtos e clientes B e C passem para o próximo nível da curva.

Excelentes resultados para o negócio podem ser alcançados com a utilização de estratégias e na priorização dos melhores clientes, produtos ou serviços. 

• Texto: Jhonatan Costa

Veja também

5 vantagens de comprar online09/06/20 Fazer compras na internet é uma realidade cada vez maior e as pessoas estão cada vez mais aderindo ao comércio eletrônico hoje em dia. São muitas as vantagens e os motivos para se optar por fazer compras digitalmente, listamos 5 dessas vantagens: • Comodidade: é umas das principais vantagens de fazer compras online. As compras podem ser feitas sem sair de casa,......
Ser Imediatista15/05/19 Velocidade é importante, mas a direção faz toda a diferença. Devido ao nível absurdo de informações que recebemos instantaneamente todos os dias, confundimos ao extremo: receber......
A importância da Comunicação30/06/20 Comunicação é um ponto essencial para quem trabalha na área comercial principalmente em vendas. Se comunicar num processo de vendas envolve uma variedade de competências. A empatia é uma das principais. Se colocar......

Voltar para BLOG