Produtos CONHEÇA NOSSA LINHA DE PRODUTOS

topo

Postado em 29 de Julho às 09h15

O que é a curva ABC de Vendas?

Comercial (11)Gestão (14)
  • Zanetti Comercial Atacadista -

A curva ABC de vendas nada mais é do que uma ferramenta de classificação.

Ela tem sua fórmula no chamado Princípio de Pareto ou Regra 80/20.
Vilfredo Pareto foi o responsável pelo estudo científico no século XIX que constatou que 80% de toda a riqueza produzida na Itália vinha de 20% da população. Partindo desse pressuposto, muitos outros estudos também mostraram que os resultados das empresas, acabam seguindo a esse princípio e então ele estabeleceu-se na gestão de várias faces dos negócios, incluindo as vendas.

Como forma de classificar e agrupar produtos e clientes de acordo com a participação e o potencial desses nos resultados de uma empresa, surge então a curva ABC.

Ou seja, na categoria A os clientes correspondem a 80% do faturamento de uma empresa e representam 20% da carteira de clientes. Na categoria B, os clientes correspondem a 15% do faturamento e a 30% da base de clientes. E na categoria C, os clientes representam 5% do faturamento e correspondem a 50% da clientela.

A curva ABC também pode ser utilizada para estabelecer os produtos mais vendidos. A lógica é a mesma.


Para que serve a curva ABC de vendas?

Essa classificação de clientes e produtos é uma ferramenta utilizada para orientar as estratégias comerciais de uma empresa.

Ao identificar produtos e clientes que correspondem a maior parcela da receita gerada pela empresa, ela pode direcionar os recursos e esforços com mais assertividade.

Essa ferramenta também pode ser utilizada para fazer com que seus produtos e clientes B e C passem para o próximo nível da curva.

Excelentes resultados para o negócio podem ser alcançados com a utilização de estratégias e na priorização dos melhores clientes, produtos ou serviços. 

• Texto: Jhonatan Costa

Veja também

O que é e pra que serve o Branding?01/09 Branding são todas as ações que se alinham ao posicionamento, propósito e valores de uma marca. Seu objetivo é despertar sensações e criar conexões com o público, que serão indispensáveis para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço. Tudo o que uma marca executa, desde......
Vender não mudou. Evoluiu!21/06/19 A imagem de um vendedor, ainda é: "só está aqui por que não estudou ou não deu certo". Tudo bem! Este conceito tem seu lado bom, porque assim fica mais fácil avaliar bons dos ruins. Mas o conceito, a......
A importância da Gestão de Pessoas17/09 Há muito tempo as pessoas deixaram de ser vistas como simples peças que podem ser facilmente substituídas dentro de uma organização. Cada vez mais as empresas encaram os colaboradores como fatores importantíssimos de......

Voltar para BLOG