Produtos CONHEÇA NOSSA LINHA DE PRODUTOS

topo

Postado em 16 de Junho de 2020 às 10h00

5 passos para montar um Planejamento Estratégico

Gestão (14)Empreendedorismo (1)
  • Zanetti Comercial Atacadista -

Planejar tem como finalidade colocar em prática uma ideia e se alcançar um ou vários objetivos. O planejamento estratégico é uma ferramenta de negócios. É necessário planejar para sobreviver e é por meio da estratégia que traçamos os rumos de qualquer tipo de empresa.

No planejamento temos a oportunidade de se realizar um momento de reflexão, de pesquisa e troca de ideias, buscando entender quais as motivações e os valores a serem praticados.

Três perguntas relativamente simples resumem o planejamento estratégico:

• Onde estou?

• Para onde quero ir?

• Como chegar lá?

A resposta de cada um desses questionamentos já diz muito sobre o próprio negócio. Respostas claras indicam as probabilidades de sucesso da empresa.

Alguns pontos importantes são sugeridos a serem considerados na hora de se fazer um bom planejamento:

1. Definir o objetivo
O ponto inicial será estabelecer a missão, visão e valores da empresa. Determinar onde pretende que a empresa chegue através do propósito, que é a essência de seu negócio.

2. Fazer uma análise do mercado
Identificar de que forma a empresa poderá ser impactada por ameaças e oportunidades externas, hoje e também no futuro. Ou seja, é preciso realizar uma análise externa.

3. Conhecer seus pontos fortes e fracos
Verificar quais são os aspectos determinantes de sucesso de seus concorrentes para que seja possível fazer uma análise comparativa de seus pontos fortes e fracos em relação a essa concorrência. Dessa forma, realiza-se um diagnóstico interno.

4. Elaborar um plano de ação
Após identificar as oportunidades e ameaças do ambiente da empresa, é possível definir os objetivos estratégicos. É preciso definir um plano de ação, colocar no papel as ações que deverão ser executadas, com prazos e objetivos para implementá-las.

5. Verificar cada passo
Acompanhar a implementação de cada ação para avaliar se é necessário rever a estratégia. Avalie a eficácia através de métricas e indicadores.

Planejamento Estratégico é um processo contínuo de criação, execução e avaliação das decisões que orientam e permitem a empresa atingir seus objetivos.

 

• Texto: Jhonatan Costa

Veja também

O que é a curva ABC de Vendas?29/07/20 A curva ABC de vendas nada mais é do que uma ferramenta de classificação. Ela tem sua fórmula no chamado Princípio de Pareto ou Regra 80/20. Vilfredo Pareto foi o responsável pelo estudo científico no século XIX que constatou que 80% de toda a riqueza produzida na Itália vinha de 20% da população. Partindo desse pressuposto, muitos......
A importância da Gestão de Pessoas17/09/20 Há muito tempo as pessoas deixaram de ser vistas como simples peças que podem ser facilmente substituídas dentro de uma organização. Cada vez mais as empresas encaram os colaboradores como fatores importantíssimos de......
Novo Começo15/07/19 Waldez Ludwig já dizia: A transformação é uma porta que só se abre por dentro. Você é capaz todos os dias de recomeçar novas trajetórias. Sempre há um oportunidade por......

Voltar para BLOG