Produtos CONHEÇA NOSSA LINHA DE PRODUTOS

topo

Postado em 16 de Junho às 10h00

5 passos para montar um Planejamento Estratégico

Gestão (13)Empreendedorismo (1)
  • Zanetti Comercial Atacadista -

Planejar tem como finalidade colocar em prática uma ideia e se alcançar um ou vários objetivos. O planejamento estratégico é uma ferramenta de negócios. É necessário planejar para sobreviver e é por meio da estratégia que traçamos os rumos de qualquer tipo de empresa.

No planejamento temos a oportunidade de se realizar um momento de reflexão, de pesquisa e troca de ideias, buscando entender quais as motivações e os valores a serem praticados.

Três perguntas relativamente simples resumem o planejamento estratégico:

• Onde estou?

• Para onde quero ir?

• Como chegar lá?

A resposta de cada um desses questionamentos já diz muito sobre o próprio negócio. Respostas claras indicam as probabilidades de sucesso da empresa.

Alguns pontos importantes são sugeridos a serem considerados na hora de se fazer um bom planejamento:

1. Definir o objetivo
O ponto inicial será estabelecer a missão, visão e valores da empresa. Determinar onde pretende que a empresa chegue através do propósito, que é a essência de seu negócio.

2. Fazer uma análise do mercado
Identificar de que forma a empresa poderá ser impactada por ameaças e oportunidades externas, hoje e também no futuro. Ou seja, é preciso realizar uma análise externa.

3. Conhecer seus pontos fortes e fracos
Verificar quais são os aspectos determinantes de sucesso de seus concorrentes para que seja possível fazer uma análise comparativa de seus pontos fortes e fracos em relação a essa concorrência. Dessa forma, realiza-se um diagnóstico interno.

4. Elaborar um plano de ação
Após identificar as oportunidades e ameaças do ambiente da empresa, é possível definir os objetivos estratégicos. É preciso definir um plano de ação, colocar no papel as ações que deverão ser executadas, com prazos e objetivos para implementá-las.

5. Verificar cada passo
Acompanhar a implementação de cada ação para avaliar se é necessário rever a estratégia. Avalie a eficácia através de métricas e indicadores.

Planejamento Estratégico é um processo contínuo de criação, execução e avaliação das decisões que orientam e permitem a empresa atingir seus objetivos.

 

• Texto: Jhonatan Costa

Veja também

O impacto da inovação nos negócios07/04 Primeiramente é preciso esclarecer que inovação e criatividade não são a mesma coisa. Criatividade está diretamente ligada ao pensamento. A inovação, ao contrário, leva a ação. Inovar é colocar as ideias para trabalhar: INOVAÇÃO = nova ação. Inovação nos negócios significa explorar......
O que é a curva ABC de Vendas?29/07 A curva ABC de vendas nada mais é do que uma ferramenta de classificação. Ela tem sua fórmula no chamado Princípio de Pareto ou Regra 80/20. Vilfredo Pareto foi o responsável pelo estudo científico no......

Voltar para BLOG